Imperdível

terça-feira, agosto 07, 2007

As mesmas críticas de sempre à Banda Catedral...




Banda Catedral no Programa Ritmo Brasil da Rede TV (foto de Fabiano Ruiz)


Passa o tempo, vira e mexe e a gente encontra críticas à banda catedral relacionadas ao fato de que deixaram de ser gospel, como este comentário por exemplo. Minha opinião como admirador do trabalho da banda é que não é necessário ser explicitamente 'gospel' nas letras e nem restringir-se a tocar estritamente para o público evangélico para se ter uma obra cristã.


Alguém já disse que o artista tem que ir onde o povo está. Seja ele músico, poeta, pintor, escultor, etc, sua obra deve alcançar o maior público possível, sem que com isso seja 'corrompida' pelo materialismo.


Acho que é possível louvar a Deus fazendo uma arte bem feita, que leve a reflexão sobre o mundo que nos cerca. E as músicas da banda Catedral têm cumprido bem esse papel ao longo dos anos.


Realmente não importa o público, se é num congresso evangélico, numa praça, num bar, numa boate, num manicômio ou até num presídio. O que importa é a mensagem que está sendo veiculada. Jesus mesmo pregava para todos e não escolhia o 'público' que iria assistir suas pregações.


Se a arte é bem feita, se é construída com sinceridade, com sentimento, com dedicação e trabalho ela certamente remeterá a sentimentos fraternos, elevados e aproximará de Deus.

Ao invés de ficarem discriminando a banda catedral por mudanças na orientação de seu trabalho de uns anos prá cá, seja em função de terem deixado de ser explicitamente 'gospel', ou mesmo por mudanças de estilo, penso que essas pessoas deveriam ampliar seu nível de compreensão e entender que a Banda Catedral tem é uma grande coragem de inovar, mudar e propor algo novo a cada trabalho sem seguir os formulismos repetidos que muitas bandas usam por aí.

14 comentários:

  1. Eu sempre vou amar as musicas do catedral...independente de qual gravadora eles sao...importante ['e q eles sao servos de deus...eu axo q salva;ao eh individual...amudolu vcs!

    ResponderExcluir
  2. sempre cantei suas musicas que marcaram pessoas e sempre faram parte do meu repertorio

    ResponderExcluir
  3. Anônimo4:25 AM

    Amo as músicas da banda Catedral.Eles só falam d amor,de coisas boas,coisas que a humanidade está precisando,não importa qual seja seu "rótulo",importa oque eles passam pra nós quando ouvimos suas canções,e pra mim Catedral só passa coisas positivas.Sou fã hoje e sempre dessa banda,independente das críticas.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo11:55 AM

    Você consegue falar de Deus sem falar o seu Nome ou expressar publicamente que o adora? Se sua resposta for sim, então me conte o segredo, pois eu não consigo.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo12:00 PM

    " quem disse que o amor pode acabar?". Ora, simples. Jesus disse isso:o amor de muitos esfriará.Me responde uma coisa: quanto tempo você passa escutando as músicas e quanto tempo você lê a Bíblia????????????????

    ResponderExcluir
  6. Anônimo4:50 AM

    Ao anônimo que perguntou:
    "Você consegue falar de Deus sem falar o seu Nome ou expressar publicamente que o adora? Se sua resposta for sim, então me conte o segredo, pois eu não consigo."

    Eu acho que é possível sim manisfestar admiração e amor a Deus sem necessariamente citar explicitamente seu nome. A propósito, qual o nome de Deus? Quando se usa a palavra Deus a que Deus estamos nos referindo? Até hoje não há um consenso quanto a pronúncia dos caracteres hebraicos YHVH, veja por exemplo Jeova.
    Falando de coisas boas, de amor, fraternidade e criando composições de criatividade e melodias elevadas estamos sim louvando a Deus também. E também acho que falar de Deus na letra de uma música não implica que a música seja 'evangélica' ou 'gospel'. O importante é fazer isso com qualidade.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo4:10 PM

    Gosto da Banda Catedral, mas acho q nao podemos ficar em cima do muro.
    quando o povo evangélico adotou o termo "gospel" abril espaço pra muito lixo fazer pate do nosso dia-dia.
    A própia banda Catedral no começo tinha uma boa letra e arranjos suaves.
    E nós com filhos de Deus, nao temos q ter somente admiraçao por Ele, e sim um amor incondicional.
    Hj estao matando a adoraçao pra dar lugar ao cantar.
    Deus espera q o adoramos em espírito e verdade.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo5:21 AM

    Deus é amor, leve o amor e estará levando Deus.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo5:26 AM

    Se a sua ou a minha religião não nos permitem viver em paz então ambos não servem de nada.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo5:37 AM

    O mundo nos ensinou a observar títulos, regras, tradições. Poucos são os que conseguem ensinar o amor. Deus precisou vir a terra na forma de Jesus e se humilhar para mostrar ao homem seu verdadeiro tamanho.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo9:13 AM

    A banda Catedral foi montada pra todos ,assim como para envangélicos quanto para as pessoas que nao pertencem a nenhuma religião ou igreja ,afinal esta maravilhosa banda compoe e canta músicas incentivando e falando do bem ,isso eh ótimo em relacão as demais que quando nao eh gospel fala bobeira ,sexo e tdo mais ,ja esta banda nao ,ela fala do amor ,Deus ,enfim do bem .A banda Catedral foi montada pra todos ,assim como para envangélicos quanto para as pessoas que nao pertencem a nenhuma religião ou igreja ,afinal esta maravilhosa banda compoe e canta músicas incentivando e falando do bem ,isso eh ótimo em relacão as demais que quando nao eh gospel fala bobeira ,sexo e tdo mais ,ja esta banda nao ,ela fala do amor ,Deus ,enfim do bem .

    ResponderExcluir
  12. epaminondas abreu santos9:13 AM

    comecei ouvir catedral com 10 anos e foi otimo pra minha vida pois aquele adolecente timido aprendeo falar de amor queria eu aos meus 28 anos ter todos os lançamentos amo voces

    ResponderExcluir
  13. queridos eu amo muiiiiiiiiiito as musicas do catedral falem o q falarem mais eu gosto pronto sempre catedral pr.emanuel carvalho dos santos

    ResponderExcluir

Novidade